Aprenda o que é e como encontrar pedras e minérios preciosos

Minério é uma aglomeração de minerais ou elementos químicos que detêm um valor econômico intrínseco, tornando-se viável, tanto do ponto de vista financeiro quanto tecnológico, sua extração. Por exemplo, o ouro ocorre naturalmente na natureza, mas nem sempre a sua extração se justifica do ponto de vista econômico.

-- continua depois da publicidade--

Diferença entre Minério e Mineral

pedras e minérios
pedras e minérios
-- continua depois da publicidade--

Mineral é uma substância natural sólida e cristalina formada pela interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Todas as rochas consistem em minerais, que podem ser de diferentes tipos ou apenas de um tipo, e a maioria das rochas não apresenta a quantidade ou a concentração necessária de um mineral ou elemento químico específico para tornar a extração economicamente viável. Por outro lado, o minério é uma rocha ou mineral em particular que possui valor econômico.

Origem dos Minérios

pedras e minérios | ouro
pedras e minérios | ouro
-- continua depois da publicidade--

Os minérios se originam de concentrações anômalas de elementos ou minerais específicos na natureza. Essas concentrações se formam devido a diversos processos geológicos, com a geologia sendo a ciência que estuda os eventos envolvidos na formação de minérios e depósitos minerais. Os processos envolvidos podem ter várias origens, e muitas vezes não há um consenso definitivo sobre como um depósito mineral específico se formou.

Compreender a origem de um minério é essencial, pois permite que geólogos busquem ambientes geológicos semelhantes para fazer correlações e procurar mais minério em outras regiões que compartilhem características geológicas semelhantes.

O mapeamento geológico é a principal ferramenta usada na pesquisa de minérios. Os geólogos exploram uma área determinada em busca de pistas, principalmente rochas e estruturas geológicas que possam indicar a presença do minério que estão pesquisando.

-- continua depois da publicidade--

Tipos de Pedras e Minérios

pedras e minérios
pedras e minérios

Os minérios podem ser classificados com base em suas propriedades e usos. A distinção principal é entre minérios metálicos e não metálicos.

-- continua depois da publicidade--

Minérios metálicos contêm elementos químicos isolados em compostos e exibem propriedades especiais como maleabilidade, ductilidade e condutividade térmica e elétrica. Isso os torna aplicáveis em várias indústrias. Minérios não metálicos incluem substâncias usadas na indústria química, alimentos, fertilizantes, produtos farmacêuticos, construção civil e outros.

Usos dos Minérios

pedras e minérios
pedras e minérios

Os minérios têm inúmeras aplicações, principalmente em indústrias e na fabricação de uma ampla variedade de materiais. Aqui estão alguns exemplos:

-- continua depois da publicidade--

Minerais Metálicos e pedras

  • Alumínio: Utilizado em uma vasta gama de aplicações, como em navios, automóveis, aviões e utensílios domésticos. É extraído principalmente da bauxita, mas também pode ser obtido de minerais como nefelina, leucita, criolita e pedra de alunita.
  • Cobre: Excelente condutor usado em fios elétricos, na fabricação de bronze, latão e outros. É extraído principalmente da calcopirita.
  • Ferro: O mais importante dos metais, usado em várias indústrias e materiais, principalmente após a transformação em aço. Extraído principalmente da hematita.
  • Manganês: Empregado em ligas metálicas, tintas, vidros, aço, automóveis e outros. Pode ser obtido a partir de cerca de 15 minerais diferentes.
  • Ouro: Usado em moedas, equipamentos eletrônicos, joias e outros materiais. Ocorre naturalmente na forma de ouro nativo.
  • Minério de Prata: Usada em joias, moedas, catalisadores e outros materiais. Pode ser extraída de diversos minerais e também como subproduto na metalurgia de outros metais.

Minérios Não Metálicos

  • Minerais usados para a fabricação de fertilizantes, como a silvita (fonte de potássio).
  • Minerais usados na construção civil, como calcita (para fabricação de cimento e cal) e gipsita (produção de gesso).
  • Minerais usados como abrasivos, como diamante, granada e coríndon.
  • Minerais usados na indústria cerâmica, como argila e feldspato.
  • Minerais usados em aparelhos ópticos e científicos, como quartzo e calcita.

Como Encontrar Minérios?

pedras e minérios
pedras e minérios

Passo 1: Requerimento de Pesquisa Mineral

Antes de iniciar a pesquisa de minérios em uma determinada área, é necessário obter um requerimento de pesquisa mineral, em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM).

-- continua depois da publicidade--

Após a aprovação da ANM e a obtenção do requerimento, a pesquisa de minérios pode começar na área designada.

Passo 2: Mapeamento Geológico

pedras e minérios
pedras e minérios
-- continua depois da publicidade--

É essencial realizar um mapeamento detalhado da área onde a extração do minério está ocorrendo, pois pode haver outros locais na região onde o minério está presente. Especialmente quando o minério ocorre em veios, ele geralmente está associado a falhas e fraturas que podem ser mapeadas na superfície para melhor compreensão da direção e extensão do veio e, por conseguinte, do minério.

Passo 3: Geofísica

pedras e minérios
pedras e minérios

A geofísica é uma ferramenta que permite identificar locais com maior probabilidade de conter determinado minério com base em diferentes propriedades físicas das rochas e minerais. A geofísica emprega vários métodos, como eletrorresistividade, polarização induzida, magnetometria, gravimetria e outros. A escolha do método depende da geologia da área e do tipo de minério que está sendo prospectado. Diferentes minérios, como ouro e diamante, podem exigir abordagens geofísicas distintas devido às suas diferentes formas de ocorrência.

-- continua depois da publicidade--

Principais Minérios no Brasil

O Brasil é uma nação rica em recursos minerais, tanto em termos de volume quanto de diversidade. Alguns dos principais minérios extraídos no Brasil incluem:

Minério de Ferro

pedras e minérios | minério de ferro
pedras e minérios | minério de ferro
-- continua depois da publicidade--
  • É o mais exportado, representando 68% das exportações minerais brasileiras em 2019. O Brasil foi o segundo maior produtor mundial naquele ano. As principais áreas produtoras são Carajás, no Pará, e o Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

Minério de Ouro

pedras e minérios | ouro
pedras e minérios | ouro

De acordo com os dados do IBRAM (2020), o ouro foi responsável por 11% das exportações do setor mineral brasileiro no ano de 2019.

  • Contribuiu com 11% das exportações minerais brasileiras em 2019. O ouro é extraído de várias regiões, incluindo o Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais, Carajás no Pará, Itapicuru e Jacobina na Bahia, e Crixás em Goiás.

Manganês

Pedras e Minérios | Manganês
Pedras e Minérios | Manganês
-- continua depois da publicidade--

Os estados do Pará e Mato Grosso do Sul são responsáveis por 90% da produção de manganês no Brasil. As principais minas são pertencentes à Vale, sendo a mina do Azul, no Pará, a de maior destaque.

  • O Brasil é um dos principais produtores de manganês, com Pará e Mato Grosso do Sul respondendo por 90% da produção. A mina do Azul, no Pará, é uma das maiores do país.

Conclusão

Os minérios desempenham um papel crucial na sociedade e no progresso humano, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias e a indústria siderúrgica, além de atender a necessidades básicas como fertilizantes e construção civil. Geólogos desempenham um papel fundamental na pesquisa e no processo de extração de minérios, e é aconselhável contar com consultoria mineral especializada para maximizar o sucesso nesse campo.

-- continua depois da publicidade--