Coríndon

O coríndon é um mineral de grande dureza, resistência e rigidez que é usado na produção de joias, equipamentos industriais e até mesmo preservar relíquias antigas. É a forma mais comum de liga sintética de alumínio, também conhecida como alúmen de alumínio, e serve como material de base para as joias. O coríndon é incolor normalmente, mas quando embebido com elementos químicos específicos, torna-se tinta com uma ampla variedade de cores.

-- continua depois da publicidade--
Coríndon é um minério
Coríndon é um minério
-- continua depois da publicidade--

Origem do nome Coríndon

O coríndon foi descoberto em 1735 por Guy de La Falaise, e os nomes deste mineral mineral vêm da palavra grega korund, que significa “rubi” ou “safira“. É encontrado em várias partes do mundo, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Índia, Estados Unidos e África do Sul. Ocorre principalmente em forma de cristais prismáticos hexagonais qeu se caracterizam por uma excentricidade marcante.

Coríndon em jóias

É usado como pedras preciosas para fazer jóias há milênios, sendo possivelmente o primeiro mineral a ser usado para fazer jóias. Hoje ele continua sendo usado na indústria de joias para criar brincos, anéis, pingentes e colares. A presença de coríndon em jóias tem aumentado cada vez mais nos últimos anos.

-- continua depois da publicidade--
Coríndon é um minério
Coríndon é um minério

A maioria dos rubis e safiras são feitos de coríndon, e estas pedras preciosas também recebem cor com elementos químicos adicionados. Por exemplo, os rubis vermelhos são resultado da presença de cromo, enquanto os safiras azuis são resultado da presença de titânio ou ferro.

Coríndon é um minério
Coríndon é um minério
-- continua depois da publicidade--

Coríndon na indústria

Além disso, o coríndon também é usado na indústria industrial para fazer lâminas, discos e rolos de corte devido à sua grande dureza. As lâminas de coríndon são usadas em cortadores de metal, e os discos e rolos são usados para lixar e polir metais. Estas lâminas, discos e rolos são produzidos com abrasivos de coríndon syntético, que geralmente apresenta um alto grau de pureza.

Coríndon é um minério
Coríndon é um minério
-- continua depois da publicidade--

Outro uso comum para o coríndon é na manutenção de relíquias antigas. É usado para limpar antigos objetos metálicos, porque é um material muito duro que não danifica os objetos antigos durante a limpeza. Por sua dureza, o coríndon também é usado para fabricar peças mecânicas de precisão, como engrenagens e rodas.

Em suma, o coríndon é um mineral incolor que, quando impregnado com elementos químicos específicos, gera uma variedade de cores. É usado na produção de joias, equipamentos industriais, para limpar relíquias antigas e como material de base para lâminas e discos de corte. É conhecido como sendo um dos mais duros minerais já conhecidos, e continua sendo um dos mais usados em todo o mundo.