O que é e o que faz um Gemólogo?

Há grande interesse em relação à ciência que estuda as gemas ou pedras preciosas, como seria possível, por exemplo, identificar a falsificação de uma gema ou até mesmo avaliar o valor de uma pedra sem o auxílio de um Gemólogo? O mercado de jóias ficaria perdido sem a presença destes profissionais especialistas.

-- continua depois da publicidade--

Um gemólogo precisa de vasto conhecimento das áreas de Mineralogia, Petrologia, Geologia, Física e Química para desempenhar sua função com excelência e exatidão. Compreender a relevância deste profissional no mercado é algo evidente.

-- continua depois da publicidade--

Se você quer saber mais sobre o que é e o que faz um Gemólogo, este artigo foi feito para você!Faça uma boa leitura e descubra quais são as competências desse profissional.

O que é Gemologia?

Antes de mais nada, precisamos explicar o que é Gema: é um nome dado a uma pedra preciosa. Normalmente, quando um mineral é encontrado, ele é cortado, lapidado e polido antes de ser usado em qualquer outro artigo. Exemplos de gemas são as esmeraldas, safiras, ametistas e rubis.

-- continua depois da publicidade--

Ao entendermos isto, podemos afirmar que a Gemologia é uma especialidade da Geologia, ciência responsável por estudar o solo da Terra. Por sua vez, a Geologia realiza o estudo das pedras preciosas, examinando seu caráter físico e químico, sejam de origem inorgânica ou orgânica.

Na prática, a Gemologia está ligada especificamente ao setor de ornamentação e joalheria, mesmo estando pautada em princípios teóricos no mundo empresarial.

O que faz um Gemólogo?

Um gemólogo, além de analisar as características das pedras preciosas, é capaz de identificar e classificá-las de acordo com sua lapidação, peso, cor, dureza e pureza. Ao mesmo tempo, ele também possui especialização para avaliar o seu valor econômico.

-- continua depois da publicidade--

Por outras palavras, um gemólogo tem o papel de garantir a qualidade das pedras preciosas, algo essencial para colecionadores, vendedores, compradores e marcas mundiais. Esses profissionais têm a habilidade de avaliar diversos materiais no comércio, desvendar novas pedras e assessorar o trabalho de tratamento de gemas.

Como se tornar um gemólogo?

Anteriormente, a única oportunidade para entrar na área de gemologia era através do curso de Geologia. No entanto, nos dias de hoje, existem inúmeros cursos focados diretamente nessa área; desde cursos básicos e técnicos aos de graduação, oferecidos em renomadas instituições de ensino no mundo todo. Logo, já se tornou possível ter um caminho seguro para quem tem o desejo de tornar-se um gemólogo.

-- continua depois da publicidade--

Aprendizes de gemologia têm a capacidade em possuir conhecimento dos processos de todos os setores da indústria joalheira. Seja em treinamentos práticos ou teóricos, eles são preparados para desenvolver habilidades como lapidação, ourivesaria, classificação de metais preciosos e pedras segundo normas comerciais de análise, e outras demandas.

Como é o mercado de trabalho de um gemólogo?

Como foi mencionado anteriormente, esses profissionais são bastante requisitados por empresas e colecionadores, pois o mercado de joias personalizadas e semijoias continua em crescimento, mesmo durante momentos de crise.

O mercado necessita de um gemólogo para realizar tarefas como identificação, classificação, caracterização e avaliação de materiais gemológicos. Sem essa especialidade, seria impossível saber o que é uma réplica e o que é uma pedra original e pura.

-- continua depois da publicidade--